Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Publicado em 28 maio, 2013

Jogos Vorazes – Suzanne Collins
Editora: Rocco – Jovens Leitores
ISBN: 9788579800245
Ano: 2011
Páginas: 397
Página do livro no Skoob
Classificação: 

 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Enquanto a maioria dos leitores de todo o planeta Terra se rendiam a distopia Jogos Vorazes, eu simplesmente ignorei, o último livro da trilogia foi lançado, o primeiro foi adaptado para o cinema e eu não fazia ideia do que se tratava. Até que a propaganda foi tanta que me rendi, li o livro, vi o filme e sou mais um em um infinito mar de simpatizantes de Collins.

A antiga América do Norte não existe mais, após todos os tipos de desastres imagináveis ela foi destruída e em seu lugar está Panem, que é dividida em 13 distritos controlados pela Capital. Em um belo dia os distritos se voltaram contra a Capital e como resultado dessa guerra perdida surgiram os Jogos Vorazes. Um Tratado de Traição foi decretado, cada distrito é obrigado a ceder dois tributos para os jogos, as crianças se inscrevem e um sorteio é realizado, os escolhidos irão lutar para sobreviver, 24 tributos ao total.

E o melhor? Tudo é transmitido em um reality show na TV, onde todos verão 23 jovens serem mortos até apenas um restar, o grande vencedor. A parte política é bem interessante, as características de cada Distrito, as regras impostas e o modo de vida das pessoas com esse regime. Distopias são legais demais.

Katniss Everdeen e Peeta Mellark são os tributos do Distrito 12 e serão o foco de todo o livro. Após os sorteios todos os tributos são levados a Capital, onde acontecerá a Cerimônia de Iniciação. Suas habilidades serão testadas no Centro de Treinamento e serão todos cuidados no Centro de Transformação. Eles serão entrevistados antes de serem levados a um local surpresa, onde os jogos acontecerão. Em 74 anos apenas duas pessoas do Distrito 12 venceram o jogo, apenas uma ainda está viva e será o mentor de Kat e Peeta, Haymitch Abernathy, ele será encarregado em dar conselhos aos dois e conseguir patrocinadores.

Nem sei por onde começar meus elogios. Eu não suporto personagens principais sem personalidade, Katniss não é uma dessas, eu já me tornei fã na primeira parte do livro. Ela se oferece a ir no lugar da irmã Prim, deixou Gale, seu melhor amigo, para trás, juntos eles garantiam a sobrevivência de suas famílias. Quando os jogos começam, ela já é favorita, fingindo um relacionamento com Peeta para o público, mas chega um momento que já não se sabe até que ponto tudo é uma farsa. A cada tributo morto na batalha, os Idealizadores vão manipulando  mais os acontecimentos na arena. É matar ou morrer, simplesmente isso.

O ritmo de leitura é bem rápido, eu não consegui parar até ler a última página. Que desfecho é esse? É tão debochado, tão rebelde, tão inesperado. Em certa altura dos jogos eu já não sabia o que esperar, personagens que torci tanto para não morrerem… Até lágrimas me foram arrancadas. Se o livro virou um preferido, a adaptação para o cinema deixou muito a desejar. Achei sem emoção, a história não foi contada apesar de ser extremamente fiel ao livro, achei mais pontos negativos que positivos.

Agora entendo os motivos para tanto sucesso.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário

17 Comentários

  • Bruna Souza
    06 fevereiro, 2014

    Eu quero, preciso, necessito desse livro! Até o momento, só assisti o filme, mas acho que ler o livro (ainda mais de uma estória como essa) é bem melhor.

  • GonçalvesSue
    05 fevereiro, 2014

    Estou estava como você Felipe, já tinha lindo um monte de resenha, mesmo me interessando pela história não comprei, mas acabei assistindo ao filme e gostei, então não resisti e pedi minha coleção..Adoro filmes, mas sou da opinião que os livros são sempre melhores.. Adorei a resenha…

  • e. luiza
    07 dezembro, 2013

    Ainda não li o livro, só vi o filme. As vezes isso estraga um pouco, mas se a história é a mesma acho que posso falar um pouco, o filme transmite a historia beeeeem superficial e não entendi o porque de tanta algazarra sobre o livro (e filme). A história (baseada no filme) é futil e não tem muita explicação para algumas coisas. Perdi a vontade de ler porque do filme, porem, fiquei curiosa pra saber se essa tal de Collins é boa e resolvi que quando tiver um tempo livre vou me dedicar a leitura. Hoje em dias as pessoas ficam animadas demais com historias "bobas", me desculpem fãs.

  • Loriany Gottardi
    02 outubro, 2013

    Muita gente disse que gostou, mas nunca cheguei a ler e nem assisti o filme. Acho que o colocarei na minha lista.

  • Poison Girl
    26 setembro, 2013

    Não sei porque, mas meu santo simplesmente não bate com este livro, talvez seja o fato de que os fãs dele criticam muito twilight e eu realmente não admito isto, por este motivo nunca dei uma chance a esta obra. Mas já ouvi bastante sobre ele, algumas amigas já leram e gostaram e me contaram um pouco do enredo. Eu sou uma pessoa que ama romances água com açúcar e talvez esse seja o grande problema, para mim JV só tem morte. Enfim, quem sabe um dia quando eu tiver um tempo e não tiver livros mais interessantes para ler eu não dê uma chance? Ou quem sabe quando os fãs de JV respeitarem os de Twilight eu posso perder meu precioso tempo com este livro?

  • Yasmin
    18 agosto, 2013

    Uma palavra define esse livro : PERFEIÇÃO. Amo 🙂

  • Raquel Moritz
    12 agosto, 2013

    Debochado é uma boa palavra pra descrever o final. Achei ótimo 😛 Jogos Vorazes me surpreendeu demais, eu comecei a ler o livro sem expectativa alguma e terminei viciada. Li a trilogia em uma semana e meia eu acho, aheuaheuahe.

    A respeito do filme, acho que ele ficou mais ou menos legal. Gostei de terem mostrado o lado de fora da arena, sabe. No livro a gente só tem a visão da Katniss. Mas achei ele fraco. Já Em Chamas parece que vai ser TOP. Tomara!

    Beijos,

    Raquel
    http://www.pipocamusical.com.br

  • Anônimo
    15 julho, 2013

    Eu realmente devorei este livro!! Alucinante, apaixonante, viciante…
    Um dos melhores livros que li na vida, é uma reunião de vários sentimentos: ação, suspense, amor, superação, luta…
    Amo demais Jogos Vorazes!!

  • Leitura extrema
    05 julho, 2013

    Simplesmente linda a historia o

  • Ingrid Joyce
    28 junho, 2013

    Menino :O eu tbm não parei até a última página do A Esperança é claro, eu devorava um atras do outro shuahsuas'.
    Eu simplesmente amei. Bem… A esperança achei meio massante, mais vale a pena no final ^^.

    sonholiterario.blogspot.com

  • Thainá Cristina
    13 junho, 2013

    Esse livro é arrebatador! Foi a primeira distopia que li e adiei bastante, não por medo de não gostar nem nada, mas sim porque sabia que ia gostar tanto que guardei ele para um momento de ressaca ou que eu tivesse de saco cheio de livros clichês. Quando peguei ele também não consegui largar assim como você. A escrita de Suzanne Collins é DEMAIS mesmo. A única coisa que não concordo com você é sobre a adaptação cinematográfica. Ao contrário de você eu gostei bastante e mal posso esperar para assistir Em Chamas 😉

  • Rodrigo Lessa ®
    07 junho, 2013

    AAAAAH o melhor livro, da melhor autora, da melhor historia de TODAS, amo Jogos Vorazes, essa é a primeira resenha que vejo, já até vi ao filme, mas comecei a ficar ávido nos blogs recentemente, por isso estou aqui. Estou amando esse blog, mesmo sendo antiga há a resenha hoje aqui *-*. Bom… Acho muito bacana a autora fazer essa historia, envolver coisas reais com a ficção, a criação desse Reality mortal, claro que no final dava para saber que a katniss ia ficar com seu parceiro de distrito e eu amei isso, ela é uma otima atriz, fizeram uma boa escolha. Jogos Vorazes será um sucesso, lembro de quando na escola eu nem sabia de nada e muitos estava tão ansiosos para a historia e para ver o filme, ja pensou se eu soubesse rsrs, estaria por aqui a muito tempo, adoro JV ♥

  • camila rezende
    07 junho, 2013

    Comprei esse livro antes de saber que ia ser lancado o filme, mas so li com uma semana antes de ir pro cinema e gostei muito da historia, se tornou um dos meus livros favoritos.
    Tmb gostei do filme.

  • Deborah Leão
    28 maio, 2013

    FINALMENTE! Achei que nunca veria essa resenha rs, AMO demais jogos vorazes e amo mais katniss por como a Jennifer deu vida a ela e também AMOOO muito mais peeta, pelo o que Josh fez com ele, mesmo recebendo tantas criticas, Josh faz na minha opinião muito melhor o peeta e quase o perdemos para ele fazer o novo filme do homem aranha. Peeta tem esse jeito de menino moço da roça bobão que se apaixona pela rebelde katniss que como anteriormente falei, foi bem representada pela Jennifer que talvez mostrou um pouco mais de frieza do que a katniss realmente tenha, afinal ela é só uma menina de 16 anos, que descobre uma força para sobreviver sobrenatural, amadurece cedo e se apaixona mesmo negando pra si mesma. Achei o final bem debochado e claro que para o filme talvez seja diferente. Mas Trilogia deveria virar uma saga e fazer mais uns 4 livros assim como HP. É uma história que valeria a pena sz

  • Regilene Dias
    28 maio, 2013

    Ei vi primeiramente o filme, só algum tempo depois eu resolvi que eu leria um livro, e decidi começar lendo Jogos Vorazes, na verdade eu ia ler The Lying Game, mas pensei, quero saber o que acontece depois do primeiro livro. A verdade que eu li toda a trilogia em uma semana, que acredito ser o tempo normal para alguém ler a trilogia. Não sei dizer qual é o melhor, este é muito bom, mas eu costumo gostar do último livro.

  • Leila
    28 maio, 2013

    Também não conhecia a trilogia. Comecei a me interessar por causa das resenhas e comentários que vi na blogosfera. Adorei o filme!

  • Ivi Campos
    28 maio, 2013

    Na minha opinião este é um dos melhores livros de distopia que eu já li e o paralelo com o "mundo real" é muito bem feito, sem forçar, apenas dando indícios ao leitor que o mundo que a autora criou não está tão longe assim de nós. Muito criativo!!